Comissão Organizadora

COAT – Centro de Oclusão e Articulação Temporomandibular da Faculdade de Odontologia ICT-UNESP

O COAT foi fundado em junho de 1985 pelo saudoso Prof. Dr. Ruy Fonseca Brunetti e desde seus primórdios tem por objetivo compartilhar, com profissionais da saúde, os conhecimentos que um centro universitário desta natureza pode proporcionar. Aproximadamente, 300 profissionais entre dentistas, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos tiveram formação em dor orofacial no nosso centro.

Uma grande conquista foi, de forma pioneira, termos na nossa faculdade um curso curricular para alunos de graduação, preparando os estudantes para a realidade clínica em que aproximadamente 10 % da população sofre de dor orofacial.

Extensivamente, nossa participação em publicações científicas permite amplificar o número de profissionais envolvidos e consequentemente, talvez, o mais importante de todos os objetivos, que é poupar as pessoas do sofrimento que a DTM e a dor Orofacial proporciona.

Nestas três décadas vivenciamos uma enorme evolução dos conhecimentos científicos, com importantes modificações conceituais da etiologia ao tratamento. Hoje temos desenvolvido projetos de pesquisa em diferentes áreas, como o Laser, Toxina Botulínica, Termografia, Acupuntura, Distúrbios do Sono, etc.

E com muita satisfação essa família COAT organiza o CIDOF desde 2006 de modo a levar conhecimentos científicos aos profissionais da saúde envolvidos com a melhora de Qualidade de Vida de quem sofre de Dor Orofacial.

Venham desfrutar conosco as alegrias do 7º CIDOF!!!!

Palavra do Presidente

Dr. Wagner de Oliveira Presidente do 7º CIDOF Cir. Dentista São José dos Campos – SP

É orgulho para a Faculdade de Odontologia de São José dos Campos – UNESP que, em 1985, o Prof. Ruy Fonseca Brunetti tenha fundado o “COAT” – Centro de Oclusão e Articulação Temporomandibular, com enfoque específico às Disfunções Temporomandibulares e Dor Orofacial.

Este Centro, considerado pioneiro em nosso meio, constitui-se um local propício para a formação de profissionais altamente treinados para atuar nesta área. O benefício social que o Centro desempenha é indiscutível, refletido pela procura por atendimento por um grande número de pacientes, não apenas da cidade de São José dos Campos como de todo o Vale do Paraíba.

As atividades do Centro são desempenhadas por colaboradores multidisciplinares que incluem dentistas de diferentes especialidades, fisioterapeutas, fonoaudióloga e psicóloga.

O CIDOF, sem dúvida, é a forma que encontramos de compartilhar conhecimentos com os demais colegas da área da saúde.

Agradeço aos amigos que compõem a Comissão Organizadora por compartilharem dos mesmos ideais. Sem eles esse trabalho não seria possível.

Coordenadora Científica

Dra. Marta Solange Rampani Coordenadora Científica do 7º CIDOF Cir. Dentista São José dos Campos-SP

Em 2006, quando realizamos o 1º CIDOF, tínhamos um sonho. Integrar os profissionais de várias áreas da saúde num mesmo objetivo, o de compartilhar conhecimento para que os pacientes com DTM e Dor Orofacial fossem os grandes beneficiados. E nosso sonho se realizou. Profissionais de quase todos os estados do Brasil compareceram e espalharam a notícia, “o 1º CIDOF foi ótimo! E por isso temos nos empenhado desde então para que esse evento já consagrado pela elevada competência e renome dos ministradores associada ao alto nível e interesse dos congressistas se repita a cada dois anos.

Em 2020 não poderíamos fazer diferente. Mas veio a pandemia por Covid-19 e tivemos que cancelar o congresso já tão aguardado por tantos pela excelência dos ministradores e palestras, os famosos coffee breaks, o jantar de abertura, os encontros e reencontros, enfim...

Em 2021, no modelo virtual, a programação Científica contará com os mesmos palestrantes além de outros quatro de igual importância para o meio científico. São verdadeiros mestres que muito se empenham para que nosso país tenha o que há de mais atual na área de DTM e DOF. Oportunidade de aprender com suas experiências e vivências profissionais.

Esperamos que este evento traga a todos os participantes imensa satisfação e orgulho por fazerem parte de um grupo de profissionais imbuídos em somar conhecimentos e assim diminuir o sofrimento de tantos que se queixam de Dor Orofacial. Sejam todos bem-vindos e BOM CONGRESSO!

Comissão Organizadora
  • Andréa Maselli
  • Ariane Bakowski
  • Carolina Ferraz
  • Daniela F. Lobo M. Oliveira
  • Débora Vasconcelos F. Feitosa
  • Edson Rodrigues da Silva
  • Ellen Fernandes
  • Helena Bolanho da R. Andrade
  • Lilian C. Giannasi Marson
  • Luiz Henrique Ferreira
  • Marta Solange Rampani
  • Pedro de Almeida Sampaio
  • Ricardo Brayner
  • Sigmar de Mello Rode
  • Wagner de Oliveira